Atuando como titular durante a bem-sucedida temporada do Sacramento Kings em 2022/23, Harrison Barnes enfrenta a possibilidade de ser relegado ao banco na próxima temporada. Segundo Enzo Flojo, do portal Clutch Points, o veterano não tem sua posição garantida como titular. A razão para isso é a chegada de Sasha Vezenkov, o MVP da última edição da EuroLiga pelo Olympiacos (Grécia), ao Kings. O jogador búlgaro, portanto, pode ganhar um lugar no quinteto inicial.
É inegável que Barnes desempenhou um papel crucial no recente sucesso da equipe de Sacramento. No entanto, existem algumas razões que podem explicar sua provável mudança para o papel de reserva na temporada 2023/24. Primeiramente, ele deixou de ser um pontuador consistente, sendo, na verdade, o ala com a segunda menor eficiência em termos de pontuação na liga. Mesmo assim, Barnes teve uma média de 15 pontos na temporada 2022/23 e converteu 37,4% de suas tentativas de arremesso de três pontos. No entanto, seus números nos playoffs sofreram uma queda significativa, com uma média de apenas 10,7 pontos por jogo e um aproveitamento de apenas 24% no perímetro. Curiosamente, ele também teve a taxa mais baixa de arremessos entre os titulares do Kings, com uma média de 9,6 arremessos por partida, menos até do que o novato Keegan Murray, que fez 9,8 arremessos em média. Isso sugere que Barnes não teve um papel tão central no ataque da equipe.
Por outro lado, Vezenkov chega a Sacramento com grande destaque e um contrato de três anos. Em 2022/23, ele teve a melhor temporada de sua carreira, com médias de 17,6 pontos e 6,8 rebotes na segunda liga de basquete mais competitiva do mundo, fora da NBA. Além disso, ele teve um impressionante aproveitamento de 65,5% nos arremessos de quadra e 37,8% nas tentativas de arremesso de três pontos, estabelecendo-se como um arremessador de elite. Vezenkov liderou o Olympiacos, que teve a melhor campanha na fase regular da EuroLiga, e foi eleito o MVP da competição. No entanto, apesar de seus esforços, o time grego foi derrotado nas finais pelo Real Madrid (Espanha) por uma margem apertada de 79 a 78. Na decisiva partida, o jogador de 28 anos registrou 29 pontos, nove rebotes e quatro assistências.