A situação no Philadelphia 76ers está se tornando cada vez mais complicada, e, aparentemente, é um caso de déjà vu. De acordo com o jornalista Shams Charania, do site The Athletic, James Harden não apareceu nos treinos desta quarta-feira e parece estar pressionando por uma troca de equipe. Charania também relatou que o Sixers não teve contato com o astro desde domingo. Assim, Harden está repetindo seu comportamento de quando jogava pelo Houston Rockets.
O jogador demonstrou insatisfação com a diretoria mesmo antes do início da offseason. Ele tinha a expectativa de receber uma extensão máxima e expressava o desejo de encerrar sua carreira no Sixers. Entretanto, ao descobrir que a direção não estava disposta a oferecer tais valores, ele aceitou a opção contratual para a temporada 2023/24, mas pediu para ser negociado. Harden indicou que gostaria de ser transferido para o Los Angeles Clippers, algo que ainda não se concretizou. Esperava-se que ele encontrasse um novo lar antes do início dos treinamentos. No entanto, Clippers e Sixers não conseguiram chegar a um acordo sobre quais jogadores seriam envolvidos na negociação, e as conversas entre as equipes foram interrompidas.
Primeiro, o time de Los Angeles anunciou que não estava mais interessado em negociar com o 76ers. Posteriormente, foi a franquia de Philadelphia que declarou que não pretendia mais trocar o jogador. Como resultado, James Harden chamou o presidente do 76ers, Daryl Morey, de mentiroso, ameaçou não comparecer aos treinos e continuou a pressionar pela transferência para os Clippers. De fato, Harden não participou do Media Day da equipe, mas, ciente das multas envolvidas, optou por se reunir com o restante do elenco. Sua discordância não parece ser com seus companheiros de equipe, mas sim com a direção, principalmente com Morey. Recentemente, o armador deu uma coletiva de imprensa reiterando que seu relacionamento com o Sixers estava chegando ao fim.