O Boston Celtics fechou um contrato com um ex-jogador do Los Angeles Lakers, o ala-pivô sudanês Wenyen Gabriel. De acordo com Adrian Wojnarowski, da ESPN, esse acordo é válido apenas para a fase de treinamentos, onde Gabriel competirá por uma vaga no elenco para a temporada 2023/24. Sua contratação visa suprir uma lacuna deixada pela negociação do pivô Robert Williams com o Portland Trail Blazers, deixando o time com um déficit no garrafão.
Inicialmente, Al Horford e Kristaps Porzingis devem ser os titulares nas posições de pivô, enquanto Luke Kornet e Neemias Queta são opções de banco. No entanto, Queta possui um contrato two-way, o que torna a contratação de outro jogador importante para cobrir as posições 4 e 5.
Caso Wenyen Gabriel impressione nos treinos, ele tem boas chances de conquistar um contrato garantido com o Celtics. Em suas últimas duas temporadas, Gabriel disputou 87 partidas pelos Lakers, mantendo médias de 5,7 pontos e 4,2 rebotes, com um sólido aproveitamento de 57,1% nos arremessos de quadra. Aos 26 anos, sua versatilidade defensiva é uma de suas principais características.