A Fórmula 1 2023 prossegue com o GP do Japão, que ocorrerá em uma rodada dupla na Ásia, após o animado GP de Singapura, vencido por Carlos Sainz. Max Verstappen, líder do Mundial de pilotos, terá a oportunidade de ampliar sua vantagem sobre Sergio Pérez na classificação, mas não poderá garantir o tricampeonato em Suzuka.
As atividades no Circuito de Suzuka começarão às 23h30 (horário de Brasília) desta quinta-feira, 21 de setembro, e se estenderão até a corrida, que ocorrerá na madrugada de domingo. No ano de 2022, Max Verstappen conquistou o bicampeonato mundial ao vencer no Japão, em uma corrida marcada por diversos incidentes, como chuva, uma paralisação de mais de 2 horas e até um trator na pista. A margem matemática para o título foi assegurada após uma punição aplicada a Charles Leclerc, que cortou por fora ao se defender de Sergio Pérez. Após a corrida, pilotos e equipes criticaram a sequência de erros da FIA no GP.
O GP do Japão faz parte do calendário da F1 desde 1987 e envolve 53 voltas em um circuito de 5,807 km. Michael Schumacher é o piloto com o maior número de vitórias na pista, tendo conquistado o triunfo em seis ocasiões, seguido por Lewis Hamilton, com cinco vitórias.
Aqui estão os horários das sessões do GP do Japão:
Treino livre 1: Quinta-feira, às 23h30 (horário de Brasília)
Treino livre 2: Sexta-feira, às 3h
Treino livre 3: Sexta-feira, às 23h30
Treino livre 4: Sábado, às 3h
Treino classificatório: Sábado, às 6h
Corrida: Domingo, às 2h
Os pilotos confirmados para a corrida incluem:
RBR: Max Verstappen e Sergio Pérez
Ferrari: Charles Leclerc e Carlos Sainz
Mercedes: Lewis Hamilton e George Russell
Alpine: Esteban Ocon e Pierre Gasly
McLaren: Lando Norris e Oscar Piastri
Alfa Romeo: Valtteri Bottas e Guanyu Zhou
Aston Martin: Fernando Alonso e Lance Stroll
Haas: Kevin Magnussen e Nico Hulkenberg
AlphaTauri: Yuki Tsunoda e Liam Lawson/Daniel Ricciardo
Williams: Alex Albon e Logan Sargeant