O ex-jogador do Vasco, campeão do Campeonato Carioca em 2003, Alexsandro Marques de Oliveira, foi condenado pela Justiça Federal do Rio de Janeiro por envolvimento em tráfico internacional de drogas e organização criminosa. A Polícia Federal identificou o desvio de mais de 280 quilos de cocaína por três agentes e um delegado da Polícia Civil. Alex, que foi titular e capitão do Vasco no título do Campeonato Carioca de 2003, está detido desde fevereiro do ano passado, quando foi preso na Operação Turfe da Polícia Federal. Nove pessoas ligadas à quadrilha foram condenadas pela Justiça, com Alex recebendo uma pena de 10 anos de prisão.
De acordo com as investigações, o papel de Alex na quadrilha era alugar galpões para armazenar cocaína em contêineres antes de ser enviada ao porto do Rio para exportação. A organização criminosa enviou 6,68 toneladas de cocaína para a Europa e África em 14 operações distintas entre dezembro de 2020 e fevereiro de 2022.
Alex permaneceu no Vasco até o final de 2003, mas perdeu espaço no Campeonato Brasileiro. Posteriormente, jogou pela Portuguesa, Santo André e no futebol asiático antes de encerrar a carreira.