O atleta Pogba recebeu a pena de suspensão de quatro anos por doping, por decisão do Tribunal Antidoping da Itália. A pedido da Procuradoria Nacional Antidoping, o meio-campista francês de 30 anos recebeu a pena máxima após ter testado positivo para testosterona sintética, substância proibida pela Agência Mundial Antidoping (WADA – World Anti-Doping Agency). As informações são da imprensa italiana.
Paul Pogba já estava suspenso previamente desde setembro do ano passado e com a confirmação da suspensão, o jogador ficará longe dos campos até setembro de 2027. Após a decisão do Tribunal, o atleta se manifestou por meio de suas redes sociais onde se declarou inocente e afirmou que irá recorrer da decisão ao Tribunal Arbitral do Esporte.
“Fui hoje informado da decisão do Tribunal Nacional Antidoping e acredito que o veredito esteja incorreto. Estou triste, chocado e de coração partido por tudo o que construí na minha carreira profissional foi tirado de mim.
Quando eu estiver livre de restrições legais a história completa ficará clara, mas nunca tomei consciente ou deliberadamente quaisquer suplementos que violem as regras antidoping. Como atleta profissional nunca faria nada para melhorar o meu desempenho usando substâncias proibidas e nunca desrespeitei ou enganei colegas atletas e torcedores de qualquer um dos times que joguei a favor ou contra.
Como consequência da decisão anunciada hoje vou recorrer para o Tribunal Arbitral do Esporte.”
Exame Antidoping de Pogba
O jogador foi submetido ao exame antidoping em agosto de 2023, após partida contra a Udinese. Na ocasião, o jogador ficou no banco de reversa e não entrou em campo, mas ainda assim foi sorteado a realizar o exame. O meio-campista até solicitou a contraprova do exame, mas novamente a substância foi detectada e por isso o atleta foi suspenso preventivamente.
Existem rumores de que a Juventus estava se preparando para rescindir o contrato com o jogador, caso a suspensão por doping fosse confirmada. Pogba retornou a Juventus em julho de 2022 e tem contrato com a equipe até junho de 2026.
O meio campista-francês se sagrou campeão do mundo ao conquistar a Copa do Mundo em 2018 com a França. Confira os demais títulos conquistados pelo jogador:
Juventus
- Campeonato Italiano: 2012–13, 2013–14, 2014–15 e 2015–16
- Supercopa da Itália: 2013 e 2015
- Copa da Itália: 2014–15 e 2015–16
Manchester United
- Copa da Liga Inglesa: 2016–17
- Liga Europa da UEFA: 2016–17
- Seleção Francesa Sub-20
- Copa do Mundo FIFA Sub-20: 2013
Seleção Francesa
- Copa do Mundo FIFA: 2018
- Liga das Nações da UEFA: 2020–21