O Boca Juniors enfrentou uma série de punições devido a atos de racismo ocorridos durante a partida contra o Palmeiras, na semifinal da Libertadores, realizada em La Bombonera, em outubro de 2023. Em comunicado pelas redes sociais, o clube argentino divulgou, no domingo (7), as sanções impostas pela Conmebol.
Os Xeneizes terão que pagar uma multa de 100 mil dólares (aproximadamente R$ 506 mil) pelos episódios racistas. Além disso, será reduzido em quase 50% um dos setores de La Bombonera, o que representa cerca de três mil pessoas a menos, e uma bandeira com a frase “chega de racismo” será hasteada.
A denúncia foi feita pelo Palmeiras após o confronto na Argentina, no início de outubro. Durante o jogo de ida da semifinal, na Bombonera, um torcedor do Boca foi flagrado pela torcida alviverde segurando um celular com um letreiro contendo a palavra “macaco”.
Essa não é a primeira vez que o Boca Juniors é punido por racismo na Libertadores. O clube argentino é reincidente e já foi multado por episódios semelhantes durante um confronto com o Corinthians, nas quartas de final de 2022.
Este caso reforça a importância de combater e repudiar qualquer forma de discriminação no futebol e na sociedade como um todo.
Acompanhe nosso blog e fique ligado nas noticias do esporte!