Apesar da derrota para o Grêmio no encerramento do Brasileirão, o Fluminense chega ao Mundial de Clubes com um sólido aproveitamento de 52,3% desde a conquista da Libertadores. Em sete partidas, o Tricolor venceu três jogos e sofreu duas derrotas.
Enquanto o favorito Manchester City, cotado para a final do torneio continental, enfrenta um momento menos positivo. Comparando com a equipe de Fernando Diniz no mesmo período, o time de Pep Guardiola ostenta apenas 50% de aproveitamento em seis partidas, com duas vitórias na Champions League, três empates e uma derrota na Premier League. Enquanto o Fluminense se prepara para a estreia no Mundial em 18 de dezembro, os ingleses têm três jogos antes da viagem para a Arábia Saudita, enfrentando Luton Town, Estrela Vermelha e Crystal Palace, sendo favoritos em todos os confrontos.
O Tricolor aguarda o sorteio do torneio para conhecer seu primeiro adversário, podendo ser Al-Ittihad, Ah-Ahly ou Auckland City. Por sua vez, o Manchester City estreia em 19 de dezembro, tendo Leon ou Urawa Reds como possíveis adversários na semifinal.