O empate entre Millonarios e Bolívar por 1 a 1 não foi exatamente o desfecho ideal para o Flamengo na Libertadores. No entanto, também não se configurou como um obstáculo intransponível. A situação atual do grupo abre diversas possibilidades para os rubro-negros avançarem às oitavas de final. Apesar de algumas delas serem mais complexas, ainda há margem para otimismo.
O que pode acontecer com o Flamengo na Libertadores?
Se o Flamengo conquistar vitórias nos dois próximos jogos, um cenário bastante factível, suas chances de avançar aumentam consideravelmente. Com duas vitórias, o Flamengo pode até mesmo aspirar ao primeiro lugar do grupo. Isso é, no entanto, mais desafiador. No entanto, há caminhos que possibilitam tal feito.
Caso o Flamengo vença seus dois próximos compromissos e supere o Bolívar ou o Palestino, seus concorrentes diretos pelo topo do grupo, em saldo de gols, há chances reais de alcançar a liderança. Se o Palestino perder para o Millonarios na próxima rodada, ficaria estagnado em nove pontos. Isso facilitaria a tarefa do Flamengo. Para superar o Bolívar, que atualmente possui seis gols de saldo enquanto o Flamengo está zerado, seria necessário não apenas alcançar essa diferença. Seria preciso também torcer para uma vitória do Palestino sobre o Bolívar.
Outros cenários possíveis
Outro cenário possível é o Flamengo terminar em segundo lugar, mesmo vencendo seus dois jogos. Se o Bolívar derrotar o Palestino na última rodada, os rubro-negros avançam sem depender do saldo de gols. Da mesma forma, se o Palestino vencer o Millonarios e o Bolívar, o Flamengo precisaria superar os bolivianos no saldo de gols. Afinal, assim ambos terminariam com 10 pontos.
Entretanto, mesmo em situações menos favoráveis, o Flamengo ainda mantém esperanças de avançar. Nesses casos, o desempenho dos outros times do grupo e a combinação de resultados são determinantes para a classificação.
Mesmo com dois empates nos últimos jogos, uma possibilidade mais remota, o Flamengo ainda não estaria completamente fora da disputa. Contudo, essa eventualidade dependeria de uma série de resultados específicos, tornando-a menos provável. Para muitos, a esperança está no craque Gabigol.
Portanto, apesar da complexidade das possibilidades, o Flamengo mantém vivas suas esperanças de avançar na Libertadores, e cabe aos jogadores e à comissão técnica aproveitar ao máximo as oportunidades que se apresentarem nos próximos confrontos.