James Rodríguez está buscando seu lugar no time do São Paulo. Cada vez mais adaptado ao Tricolor, o colombiano distribuiu duas assistências na vitória arrasadora sobre o Grêmio por 3 a 0 e promete ser o grande destaque do time de Dorival Júnior na reta final da temporada. Contratado no final de julho, o meia demorou a engrenar. Na Copa do Brasil, por exemplo, James não chegou a entrar em campo nas três partidas em que teve a oportunidade de atuar – no segundo jogo da semifinal contra o Corinthians e nas duas finais diante do Flamengo. Entre a semifinal e a decisão da competição nacional, inclusive, o colombiano foi o ‘vilão’ da eliminação do Tricolor nas quartas de final da Copa Sul-Americana, ao desperdiçar sua cobrança de pênalti na disputa diante da LDU, em pleno Morumbi.
No entanto, o início complicado nunca influenciou a avaliação da comissão técnica sobre o jogador. Prova disso são as declarações de Dorival Júnior na entrevista coletiva após a partida contra o Grêmio. Segundo o técnico, o momento delicado da temporada na chegada de James, com uma sequência de jogos decisivos nos mata-matas, atrasou a adaptação do meia à equipe. – O James ficou um tempo parado, embora treinando. E quando ele retorna, não está apenas tentando recuperar as melhores condições físicas, mas também está participando dos jogos de sua seleção em um momento crítico das competições, a Copa do Brasil e a Sul-Americana, quando tentávamos montar a equipe fisicamente mais adequada possível
O próprio jogador reconhece que o momento de sua chegada não foi o ideal e, por isso, precisava aguardar sua oportunidade para brilhar. Na zona mista do estádio do Morumbi, o jogador negou qualquer tipo de incômodo com a condição de reserva e reconheceu que a equipe já estava pronta quando ele desembarcou no Tricolor.
“Eu quero ajudar. É normal precisar se adaptar quando se chega a um país novo. Já se passaram quase dois meses e meio, e estou tentando ajudar a equipe a alcançar bons resultados. Estou feliz aqui, me sinto acolhido desde o primeiro dia. Cheguei a uma equipe que já estava formada, então é normal ser reserva. Superado o período mais desafiador da temporada, finalmente o meia pode ser integrado à equipe. E, ao que tudo indica, James deve figurar mais vezes entre os titulares do São Paulo até o final da temporada. Pelo menos é o que Dorival deu a entender ao comentar em qual estágio do recondicionamento físico o colombiano se encontra.”