Ameaçados pelo risco de disputar a segunda divisão do Campeonato Brasileiro em 2024, Vasco e Corinthians tem um duelo decisivo nesta terça feira, dia 28/11, pela 36ª rodada do Campeonato Brasileiro, em São Januário.
Com apenas dois pontos de diferença na tabela, as duas equipes abrem a rodada em confronto marcado para as 21:00h, na casa Vascaína.
O Timão chega para o jogo após uma goleada histórica sofrida para o Bahia, por 5 a 1, em plena Neo Química Arena. A equipe do técnico Mano Menezes ocupa a 14ª colocação do Brasileirão, com 44 pontos. A distância para a zona do rebaixamento é de apenas três pontos.
Já o Gigante da Colina entrará em campo defendendo uma invencibilidade de seis partidas, sendo três vitórias e três empates, ocupando a 15ª posição na tabela com 42 pontos. Apresentando uma reação muito grande nessa briga contra o rebaixamento, algo positivo nos jogos do Vasco tem sido o time balançar as redes logo na etapa inicial. Isso ocorreu nas três últimas partidas em que a equipe marcou.
No entanto, o retrospecto recente jogando em casa contra o Corinthians não favorece o Gigante da Colina.
Considerando os confrontos entre Vasco e Corinthians nos últimos 20 anos, os cariocas saíram com a vitória em casa em apenas duas partidas por todas as competições. O Vasco só venceu o Corinthians como mandante nas últimas duas décadas em 2007 (2 a 0, Wagner Diniz e Enílton) e 2010 (2 a 0, Zé Roberto e Éder Luís). Ou seja, há 13 anos que Cruzmaltino não desbanca o rival.
Por sua vez os paulistas pontuaram no Rio de Janeiro em 15 das 17 visitas ao Cruzmaltino neste período, com sete vitórias e oito empates.
Para o confronto, o comandante corintiano não poderá contar com o zagueiro Gil, que recebeu o terceiro cartão amarelo e cumpre suspensão automática. Por outro lado, Bruno Méndez, Ruan Oliveira e Caetano, suspensos na rodada passada, retornam e ficam à disposição.
Além disso, Fausto Vera, Gustavo Mosquito, Roni, e Matías Rojas, todos com problemas físicos, também são baixas. Inclusive, os quatro nem viajam ao Rio de Janeiro para dar foco às recuperações.
O técnico vascaíno Ramón Díaz também tem problemas para montar sua equipe. Com três zagueiros suspensos pelo terceiro amarelo — Léo, Maicon e Robson Bambu —, além do meia Marlon Gomes, o treinador contará com Capasso e Medel para formar a dupla de zaga. O chileno, entretanto, não está 100% por conta de dores na virilha e vai para o jogo no sacrifício.
Outro que vem atuando com problemas físicos é o volante Paulinho, que é dúvida para o jogo. Já o volante Jair e o atacante Rossi retornam após cumprirem suspensão e estão à disposição.
Uma vitória no confronto direto é fundamental para ambas as equipes na luta contra o rebaixamento.
![](https://www.fontedeapostas.com/wp-content/uploads/2023/09/Logo-design-Aspostas-White.png)